Família de origem

A palavra família traz como definição; grupo de pessoas que vivem sob o mesmo teto, que trazem consigo uma linhagem uma ancestralidade.

Todos nós temos uma linhagem, mesmo que ainda não tenhamos em algumas famílias a figura paterna e/ou materna. Há pessoas que crescem em famílias nas quais obras não é presente, por alguma fatalidade a criança perdeu os pais, casos de divórcio, casos de adoção.

Trago essas realidades para melhor refletirmos sobre o tem FAMÍLIA DE ORIGEM, este termo refere-se à família em que crescemos – pais e irmãos,  também podemos incluir um avô, outro parente ou pais divorciados.

O convívio familiar deve acarretar afinidades de sentimentos, interesses. Afinidade essa que provém sobretudo do respeito mútuo entre as pessoas. Mas também essas relações pode ser maléficas, quando vivemos em uma família desvirtuosa, com maus hábitos. Todos esses fatores influenciam na formação da identidade do indivíduo.

A família é chamada a partilhar da oração e do sacrifício de Cristo.  A oração cotidiana é a leitura da Palavra de Deus fortificam na família a caridade. A família cristã é evangelizadora e missionária.

Em Efésios 5, vemos que a família é um projeto de Deus e sua importância é tão grande que a família terrena prefigura a família celestial que durará para sempre.

Somos chamados a viver em plenitude as virtudes de Cristo,  somos chamados a ser Igreja, somos chamados a sair de nós mesmos e ir ao encontro do outro. E a nossa família deve ser este ponto de partida, no qual viveremos a nossa vocação.

Louvemos a Deus pela família que nos deste, por cada pessoa que convivemos ou que tivemos a oportunidade de viver.

 

Sagrada Família, Rogai por nós!

 

Carlos Diego Camacho  – Consagrado da Comunidade Católica dom de Deus

plugins premium WordPress