Aliança Missionária

Eu quero, Deus quer, a Comunidade me envia!

A Aliança Missionária nasce de um desejo do membro de aliança de colocar-se no desafio de vivenciar de forma mais intensa o aspecto missionário e evangelizador do carisma; saindo do seu local atual e indo em missão para onde Deus o enviar. A partir destas três proposições se compreende a Aliança Missionária a partir do carisma dom de Deus: 

“Eu quero” – Esta afirmação possibilita entender que todo desejo do coração humano precisa ser ouvido e acolhido. E neste processo (de escuta e acolhimento) discernir a vontade de Deus. A experiência do sair de si (mas antes de tudo a graça batismal que o faz ser profeta, sacerdote e rei) permite ao indivíduo que porta o carisma assumir no mundo e na Igreja um protagonismo semelhante ao dos Apóstolos. Por isso, é imprescindível que o membro que deseja ser parte da Aliança Missionaria, faça uma escuta atenta com Deus e com seu acompanhador pessoal afim de encontrar as respostas necessárias para que esse passo seja dado.

“Deus quer” – Mas do que nunca o Senhor tem surpreendido a Igreja neste novo modo de ser e viver a fé, que transcende o simples viver da graça batismal, mas reveste o crente de verdadeira ousadia e propósito de vida. É este o sentido da Aliança Missionária: abraçar o mundo, reconhecendo que há um outro que só poderá fazer uma experiência profunda e verdadeira do carisma se eu for capaz de, no dom de si, ser dom Deus para a salvação das almas, saindo do meu lugar e indo ao encontro delas. É um ato de liberdade e generosidade que se funda na firme confiança de que para Deus nada impossível.

“A Comunidade me envia” – Envia-me onde e para onde Deus quer. Por isso esse discernimento precisa ser em conjunto com o coração da Comunidade. Após discernir a realidade do chamado junto ao acompanhador pessoal, deverá fazer um acompanhamento com um membro do Conselho Geral da Comunidade ou membro indicado pelo Conselho. Este acompanhamento será destinado a discernir em que local o Senhor chama o membro a estar, dentro das realidades missionárias da comunidade que já estão estabelecidas com Centros de Evangelização.

plugins premium WordPress