Sinal e Símbolo

Sinal

Por inspiração divina, os consagrados portam como sinal de consagração e vínculo com a comunidade dom de Deus, uma cruz de madeira, cortada em três de seus quatro lados em sentido diagonal simbolizando a Santíssima Trindade. Afixada à cruz de madeira na parte da frente, tem-se a cruz da unidade, sinal dado pelo Senhor em uma Celebração Eucarística (sendo vista no Cálice na hora da consagração). Já na parte de trás da cruz de madeira, um pouco de terra das catacumbas de São Calixto, em Roma, como sinal de união com os primeiros cristãos e, finalizando, o cordão marrom. No discipulado, usa-se a cruz da unidade apenas em um cordão negro. No noviciado, a cruz dos consagrados sem a terra das catacumbas e com o cordão branco.

Símbolo

Historicamente, os primeiros séculos do cristianismo foram tempos difíceis para os cristãos, pois não podiam professar livre e visivelmente a sua fé. Dessa forma, recorriam aos símbolos para manifestar a sua crença e o símbolo que melhor expressava, de modo particular, a fé dos primeiros cristãos, era o peixe.

A palavra grega para peixe, ichthys, era dividida como segue: / (Jesus); ch (Cristo); th (de Deus); y (Filho); s (Salvador). A frase grega, por inteiro, era: Ieosous Christós Theou hyiós, Soter, ou seja: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. Tomando as letras iniciais da frase grega Iesous Christós, Theou hyiós, Soter (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador), que era escrita com uma palavra abaixo da outra, formou-se o acróstico ichthus (peixe), símbolo que identifica um cristão, quer quando gravado nas paredes das catacumbas, quer quando desenhava no chão de terra para representar um território sagrado.

Nós, comunidade dom de Deus, recebemos de Deus a graça de ter o ichthus (peixe) também como símbolo de nossa comunidade. Um símbolo dado por Deus que representa e sintetiza o carisma, a missão e o nome da comunidade católica dom de Deus.

Dessa forma, para nós, o peixe tem dois sentidos específicos: o primeiro, nos permitir ser sinais, sinais de Deus para o mundo. Que aos nos vêem possam ver também a nossa fé e reconheçam que seguimos a Jesus porque experimentamos dEle e nEle a graça da salvação. O segundo sentido é de alimento, pois o peixe é um dos alimentos mais importantes presentes na sagrada escritura. Precisamos ser alimento para o mundo, para a salvação das almas, entregando a nossa vida por inteiro, como os primeiros cristãos.

plugins premium WordPress