Nome e Carisma

Nome

O nome dom de Deus é inspirado no texto da samaritana no Evangelho de João. Quer significar a verdade mais profunda que norteia a própria vida da Comunidade, pois esse nome vem primeiro dos lábios de Jesus, do seu coração divino e que transborda a mulher samaritana e a faz rever toda a sua vida.

A potência desse nome está na sua intencionalidade, isto é, se conhecesses o dom de Deus e quem te pede de beber; na forma como Jesus conduz a mulher a uma vida nova de encontro com ela mesma, de se ver como um dom de Deus a partir do dom que nela está presente. 

Dessa forma, se você conhece a Deus, você será conduzido a um caminho de autoconhecimento, do conhecimento de si à luz de Deus. E neste caminho você se reconhecerá como um dom de Deus.

Por isso, para nós, o nome “dom de Deus” significa aquele consagrado que possui em si o reconhecimento de quem se é a partir do conhecimento de Deus.

Carisma

Todo carisma é uma graça, é um presente, é um dom de Deus para a Igreja, para o mundo e para os homens. Um carisma só se torna conhecido através da vivência dele. Primeiro através do fundador da comunidade, mas também dos membros que vão sendo chamados por este carisma.

Logo, definir um carisma não é algo fácil, pois por mais que a gente viva e sinta este carisma, nem sempre temos palavras para definir aquilo que vivemos e sentimos.

Desde o início da comunidade nós dizíamos que o nosso carisma era “revelar o dom de Deus” e isto simplificava (e muito!) a nossa forma de explicar o que é o carisma. Porém, após 15 anos de comunidade, nós fomos vendo que o nosso carisma não era simplesmente “revelar o dom de deus”, mas que estava em compreender, de modo especial, o que esta missão “revelar o dom de Deus” significa no mais profundo de nós mesmos.

Sendo assim, através da oração e do olhar atento do fundador aos nossos princípios de vida, espiritualidade, nome, símbolo e missão, entendeu-se que o carisma se definia numa expressão simples: Ser no dom de si, dom de Deus para a salvação das almas.

Ao pensar na graça própria daquilo que temos enquanto presente de Deus, não podemos pensar em outra coisa senão no dom de nossas vidas e do que a nossa vida significa aos olhos de Deus, a ponto dEle dar a própria vida por nós. 

Logo, ser dom de Deus é testemunhar o carisma vivo a cada dia pulsando em nosso ser, levando-nos através de um conhecimento profundo da verdade de Deus sobre nossas vidas, a conduzir muitos a Deus. E estará sempre, segundo o nosso carisma, presente em nossa vida espiritual, a disposição de suprir as carências do Corpo Místico de Cristo, sendo um dom de Deus, para a Igreja e para todos os seres humanos.

plugins premium WordPress