Histórico de Fundação

A história da Comunidade Católica dom de Deus está intimamente ligada a Obra do Acampamento Juvenil (AJ), pois foi por meio dele, e dos jovens que já haviam participado do Acampamento na Diocese de Petrópolis, que a Comunidade Católica dom de Deus pode tornar-se uma realidade. Dos encontros com os jovens, na possibilidade de realizar o AJ na Arquidiocese de Niterói, Deus foi unindo almas e vocações para aquilo que um dia se tornaria a comunidade.

Após a realização do 1º AJ em janeiro de 2002, esses mesmos jovens, se propuseram a uma vida de maior entrega, oração e evangelização. Em constantes vigílias ao Senhor, em retiros e encontros de formação, na missão já realizada, a Comunidade Católica dom de Deus foi surgindo do coração do mundo para o coração da Igreja.

<palign=”justify”>Em 22 de Julho de 2003, dia de Santa Maria Madalena, o Pe. Cláudio, até então o diretor espiritual que acompanhava o Acampamento Juvenil, desde o início em nossa arquidiocese, falou a eles pela primeira vez da proposta dos princípios de vida para a Comunidade e os deu a Cruz, temporariamente, para que eles a usassem no peito.

 

Já no dia de finados, 2 de novembro de 2003, esses jovens decidiram caminhar para a vontade de Deus, reunidos como irmãos, ouvindo o que Deus tinha a falar, por meio da carta fundante, trazida também pelo Pe. Cláudio.

Com um só coração, os medos comuns, mas o ânimo de quem é sustentado por Deus, no carnaval de 2004, decidiram fazer um retiro com a Comunidade Eis o Cordeiro de Deus. Alojados no Seminário São José, casa de formação dos futuros sacerdotes da Arquidiocese de Niterói, esses jovens viveram uma experiência profunda de unidade espiritual, com o derramamento e efusão do Espírito Santo, onde se sentiram acolhidos, amados, cuidados e, sobretudo, chamados por Deus para esta missão. Deste retiro em diante, Deus cuidou de confirmar o chamado, a vocação e eles tomaram posse deste chamado!

Em outubro de 2004, foi realizado o primeiro Reacampamento Juvenil, um retiro gerado à luz do carisma da Comunidade Católica dom de Deus, onde se deu o “Fiat” pessoal para a vida consagrada que Deus os chamava.

Na noite de 15 de outubro de 2004, foi feita a primeira consagração diante do Santíssimo Sacramento. Os jovens com corações abertos e livres se consagravam a Deus por meio da Comunidade. Num rito simples mais pleno de significado, nascia no dia de Santa Teresa e diante de Jesus Eucarístico, a Comunidade Católica dom de Deus.

Na nossa vivência, o desejo de melhor servir a Igreja é o ponto de partida da missão. De modo que mantemos uma relação íntima de obediência aos nossos superiores. Sob a benção e a autorização do então arcebispo de Niterói, dom Alano Maria Pena O.P., iniciamos nossa consagração com a mesma simplicidade de sempre e com o mesmo ardor. 

</palign=”justify”>

plugins premium WordPress