Espiritualidade e Baluartes

Espiritualidade

A espiritualidade é fundamental na vida de todo cristão. É ela que nos leva à vida de oração, que por sua vez é feita através das práticas de oração, como a leitura orante da palavra, recitação do santo terço, devoções particulares etc. Logo, a espiritualidade não se limita à vida de oração, ela vai além disso, dando sentido para a mesma.

A espiritualidade específica da comunidade católica dom de Deus é a espiritualidade filial. Analisando os textos fundacionais, os textos de explicação do carisma, percebe-se nitidamente que essa espiritualidade filial possui duas dimensões: uma dimensão cristológica, trazida pelo texto da Samaritana (Jo 4), onde somos filhos no Filho e uma dimensão eclesiológica, trazida fortemente pelo texto do Eunuco (At 8), onde somos filhos da Igreja, filhos gerados pela Igreja.

A partir dessa filiação cristológica que vivemos o nosso caminho de espiritualidade, pois como filhos e filhas da Igreja nós nos reconhecemos filhos de Deus através de Jesus Cristo. E é na filiação eclesiológica que reconhecemos a Igreja como mãe e mestra.

A graça da espiritualidade filial nos faz ter uma espiritualidade capaz de sentir com o Filho e sentir com a Igreja (pois ao sentir com a Igreja, temos o mesmo sentimento do Filho), tendo assim uma união de alma. Por isso, a nossa experiencia espiritual se dá muito mais interiormente (quer dizer, na nossa alma) do que propriamente na prática da vida espiritual de oração. Prática esta que se dá pela vida de oração que temos através do nosso itinerário de vida espiritual diário e que é a ponte para que a alma experimente os sentimentos de Cristo e os sentimentos do Corpo Místico de Cristo.

plugins premium WordPress