Outubro: Mês das Missões – Você já deu o seu sim?

Um dos significados da palavra “missão” é a “incumbência que alguém deve executar a pedido ou por ordem de outrem; encargo”.  No seio da Igreja, esta palavra ganha vida e sentido, pois tomamos como referência o próprio Jesus Cristo. O nome “Jesus quer dizer “ Deus salva”. No momento da anunciação, o anjo Gabriel dá-lhe o nome de Jesus, que exprime ao mesmo tempo sua identidade e missão (CIC 430).  Cristo vem da tradução grega e quer dizer Messias, ou seja, ungido. “Só se torna nome próprio de Jesus porque este leva à perfeição a missão divina que significa (CIC 436).  Percebemos que a Jesus foi dada, por Deus Pai, a missão de salvar a humanidade, corrompida pelo pecado.

Sendo a Igreja fundada pelo Senhor Jesus, a mesma assume  sua missão (CIC 730). Jesus nos deixa um mandato missionário: “ide, portanto, e fazei que todos os povos se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando a observar tudo quanto vos ordenei (Mt 28, 19-20).

Diante da compreensão sobre o que é missão e a missão de Cristo e Sua Igreja, podemos nos questionar: o que tenho com isso? A resposta não é outra senão tudo, afinal ao ser batizado, cada homem e mulher torna-se filho de Deus e assume a identidade de Cristão. Isto é, torna-se outro Cristo, e portanto assume sua missão. Deste modo, anunciá-Lo não é opcional. Esta missão então norteia a vida dos membros da Igreja, que somos nós.

Para a Comunidade Católica dom de Deus, essa temática nos é cara. Nosso fundador, padre Cláudio Almeida, nos ensina que nós nascemos na Igreja, para viver na Igreja, crescer na Igreja e servir a Igreja. Deste modo, a missão faz parte de nós e a realizamos a partir do nosso Carisma, dado pelo próprio Deus. Toda atividade evangelizadora da nossa Comunidade parte do impulso de revelar Deus aos corações humanos, revelar o dom de Deus presente em cada um. (Estatuto da Comunidade Católica dom de Deus).

A missão e o apostolado da nossa Comunidade expressa-se por de meio de retiros, cursos de formação, missões em paróquias, atuação em diversos Ministérios, obras e missões. É portanto, papel de cada membro de nossa Comunidade anunciar a Verdade que é Deus, por meio não só de palavras, mas de ações. Por isso adotamos como lema “conhecer para amar, amar para revelar.

Nosso fazer missionário vai na contramão do mundo, cada vez mais paganizado, cada vez mais descrente de Deus, cada vez mais vazio de sentido de vida.

Talvez você esteja se perguntando agora: qual a minha missão? O papa Francisco nos ensina que “em todos os batizados desde o primeiro ao último, atua a força santificadora do Espírito Santo, que impele a evangelização” (Evangelii Gaudium). Basta apenas entender de qual modo você deve viver esta dimensão evangelizadora. Certamente Deus lhe confiou uma vocação. Não deixe que a força do Espírito Santo se enfraqueça em você. Se abra à missão! Há almas que desejam e precisam conhecer a Deus, ainda que não saibam. No entanto, elas aguardam o nosso SIM.  Não percamos tempo!

Alessandra Teixeira é noviça da Comunidade Católica dom de Deus.