O que é ser um consagrado?

A palavra consagrada tem por significado “tornar sagrado, oferecer a Deus, dedicar-se a Deus. Quando observamos a vida de Abraão, nosso pai na fé, encontramos um modelo a ser seguido enquanto consagração de vida…este sim tornou a sua vida um lugar sagrado, ofereceu-se inteiramente a Deus, dedicou-se totalmente ao Pai.

Ser consagrado a Deus por meio do carisma dom de Deus, é ser capaz de fazer loucuras, assim diz nosso fundador padre Cláudio. O consagrado é aquele que foi escolhido por Deus e separado do meio do povo para torna-se um sinal visível do amor e da misericórdia de Deus em meio a humanidade. Hoje, Deus tem suscitado homens e mulheres para uma consagração total, de corpa, alma e espírito, assim como ele fez com Moisés, Jeremias, Isaías e tantos outros profetas.

Aquele que faz um compromisso de consagração de vida, não a faz apenas por si próprio, mas a consagração  vida a Deus me coloca a serviço do outro, assume uma missão. É ser como uma vela se permite ser consumida pelo fogo, é ser como um rio que flui em direção ao mar para nele se perder e se encontrar.

A decisão de ser um consagrado deve e precisa ser fruto do sentir-se profundamente amado por Deus…Ele me amou…num amor que quebra todos os meus conceitos, um amor que me constrange, que a única forma que encontro de responder é entregando-me livremente a minha vida. Essa entrega, me faz ser verdadeiramente eu, isto é, ser a identidade que Deus me deu, então eu descubro que ser consagrada é o sentido de toda a minha existência.

Ter a vida consagrada a Deus é não mais me pertencer, é estar totalmente nas mãos de Deus, deixando assim ser dono de mim mesmo, é entregar os meus sonhos para sonhar os sonhos de Deus.  O consagrado não deixa de ter vontades, opiniões, gostos, quereres, mas por amor a Cristo por muitas vezes é chamado a viver a renuncias dessas realidades para que a vontade de Deus se cumpra, encontrando assim a dimensão de do viver de fé. Como diz São Paulo: Não sou mais eu que vivo, é Cristo que vive em mim em Gl 2, 20.

O consagrado a Deus é alguém que tem o coração apaixonado pelo reino dos céus, vive com o coração no alto, mas os pés no chão. Por muitas vezes o consagrado a Deus caminha num deserto, mas com a certeza que tocará na terra prometida. A vida consagrada a Cristo não me faz imune aos problemas e tribulações, pelo contrário, mas me faz ter a certeza que o amor e a fidelidade de Deus agem poderosamente na vida do seu escolhido. Nada falta na vida de um consagrado a Deus.

Hoje ser consagrada ao carisma dom de Deus é o que traz sentido e significado ao meu existir. Sou imensamente feliz por Deus ter infundido em mim esse carisma, que cada vez mais me revela quem sou, em minha identidade mais profunda. Esse carisma me faz ir além das minhas expectativas, duvidas e fragilidades, pois Deus me conhece e acredita em mim.

E você quer ser feliz e realizado plenamente? Consagre sua vida a Deus.

Miriam Gomes – Consagrada da Comunidade Católica dom de Deus

plugins premium WordPress
Ir para o whatsapp
☁️ Precisa de ajuda?
Comunidade Católica dom de Deus
Olá! 👋Gostaria de ajuda?