Liturgia e Vida: Santíssima Trindade

 A solenidade da Santíssima Trindade é considerada uma das solenidades mais importantes do ano litúrgico e será celebrada no próximo domingo.

A Santíssima Trindade é um dogma. Um dogma que proclama a verdade essencial do mistério da “unidade e trindade de Deus”: um só Deus em Três Pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. É um mistério. Portanto, é de difícil interpretação e impossível de ser assimilado pelas limitações humanas

Esta festa é celebrada no primeiro domingo depois de Pentecostes, com o intuito de lembrar-nos de que cada domingo é propriamente uma festa da Santíssima Trindade, por isso, a invocamos em todas as missas, até o momento da bênção final.

Celebramos o dogma deste mistério para reverenciar, honrar e adorar a revelação da unidade e trindade de Deus. Um único Deus em três pessoas: o Pai que nos cria, o Filho que foi gerado do Pai e que nos salva e o Espírito Santo gerado pelo Pai e o Filho que nos santifica, “por isso somos batizados ‘em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo’”, como exemplifica o Catecismo Jovem (YOUCAT)

.O mistério da Santíssima Trindade é definido pelos doutores da Igreja como sendo a substância do Novo Testamento. Isto quer dizer que ele é o maior de todos os mistérios da Santa Igreja, a origem e o fundamento de todos os outros mistérios. Pois que, refere-se especificamente a Deus, em sua essência, princípio e fim de todas os seres criados. Foi para conhecer e contemplar esse mistério que os anjos foram criados no céu e os homens na terra.

E foi para manifestar este mistério mais claramente que o próprio Deus desceu da sua morada com os anjos e veio para junto dos homens. Há séculos, baseada em claras e explícitas citações bíblicas, a Santa Igreja ensina e proclama esse mistério de Três Pessoas em um só Deus.

Séculos mais tarde, ainda para que não pairasse qualquer dúvida quanto à Unidade e Trindade de Deus, foi que a Igreja, preservando em seus filhos a pureza da Fé, quis instituir uma festa especialmente dedicada à Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo. Era uma festa para reverenciar, honrar, adorar e render glória a Deus, Uno, Trino e Eterno.

Quem a estabeleceu foi o Papa João XXII. Ele mandou que ela fosse celebrada em todas as partes; permitiu que se dedicassem a este mistério templos e altares. Depois de uma visão celeste que ele teve, ainda aprovou, em honra da Santíssima Trindade, uma Ordem religiosa para a Redenção dos Cativos.

 Santíssima Trindade vem nos mostrar, também, que Deus é único, mas não solitário. “Deus não é solidão, mas perfeita comunhão”, ressalta o Papa Emérito. O YOUCAT complementa que Deus trino é ‘social’, uma comunhão, e o ser humano deve seguir esse modelo da trindade que visa relação, permuta, participação e amor. Na Bíblia, encontramos em Marcos que, para alcançarmos a santidade, temos que aprender a amar e conviver fraternalmente com o próximo, como nos ensinou Jesus (Mc 12, 30-31).

plugins premium WordPress
Ir para o whatsapp
☁️ Precisa de ajuda?
Comunidade Católica dom de Deus
Olá! 👋Gostaria de ajuda?