Espiritualidade Cristã: Deus habita em nós !

Primeiramente devemos saber que Deus tem o anseio de estabelecer conosco uma relação única de proximidade, em que nós precisamos ter essa intimidade com Ele no PESSOAL. Essa relação se torna possível graças a Jesus Cristo, quem nos resgatou do afastamento que estávamos de Deus e de seu amor, devido ao pecado original. Foi por meio de seu filho, quando por sua morte e ressurreição, nos tornamos uma nova criatura, agora capaz de se relacionar com o Criador.

A Espiritualidade da Igreja Católica consiste em seguirmos fielmente nosso Senhor Jesus Cristo, por suas palavras, ações, gestos concretos, bem como seus ensinamentos e mandamentos. Devemos ser OBEDIENTES à voz do pastor. A espiritualidade nos insere ao profundo mistério de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Assim, compreendemos que há um Deus que habita em nós quando pelo sacramento do Batismo, o Espírito Santo entra em nossas vidas e passa a habitar em nossa alma fazendo morada. Essa vida divina em nós é incrementada e potencializada pelos Sacramentos da Confissão e da Eucaristia que o próprio Senhor nos deixou como sustento dessa espiritualidade. Então, é algo que nos transforma por primeiro interiormente e nos chama a uma mudança de vida que nos eleva, em nossa liberdade, até Deus.

Somos habitados pelo Espírito Santo para termos uma vida segundo a vontade Dele. Essa vida precisa ter como fruto a nossa santificação, que nos faz aproximar da nossa primeira vocação que é a Santidade. Ser santo é sinônimo de FELICIDADE. E essa é a vontade de Deus para nós, por isso Jesus ressuscitado e glorificado nos envia o Espírito Santo da parte do Pai.

Podemos dizer que o Espírito que habita em nós é comparável a uma bomba nuclear, pois há tanta força e disposição, que se disparada há uma capacidade imensa. Mas, se nós não conhecemos a pessoa do Espírito Santo, seus dons, seus frutos em nossas vidas e sua forma de utilizá-los não poderemos fazer bom proveito dele, não utilizamos nada disso a nosso favor e assim, permaneceremos com algo em nós inutilizado porque não conhecemos a nossa proximidade com Deus e nem que habita em nós. Permaneceremos, então, a morrer de fome, pois só saciamos o nosso anseio da carne, enquanto o espiritual não tocamos como deveríamos.

Devemos acolher e valer-se do Espírito Santo que habita em nós. Somos a imagem e semelhança de Deus e assim como Jesus soube conversar e ter intimidade com Deus, nós precisamos imitá-lo. Temos de meditar a palavra de Deus, acolher os seus anseios, participar ativamente na vida litúrgica e sacramental da igreja, na oração individual, familiar e comunitária, na prática dos mandamentos do amor e em todas as circunstâncias da vida e no serviço aos irmãos. Todas essas práticas nos encaminharão ao entendimento da vontade de Deus e a proximidade com Ele.

plugins premium WordPress
Ir para o whatsapp
☁️ Precisa de ajuda?
Comunidade Católica dom de Deus
Olá! 👋Gostaria de ajuda?