Abraçar o Mundo: Emanuel, nossa resposta de gratidão!
O Santo Padre, o Papa Francisco, disse que a gratidão é a única resposta humana digna do dom imenso de Deus. Um coração repleto de Deus é um coração repleto de gratidão.
Para os judeus a dinâmica da espiritualidade é a Berakah, uma oração de gratidão, benção, louvor, agradecimento, admiração. A Berakah define aliança com Deus, com o mundo e com os seus semelhantes, dessa maneira o israelita reconhece que tudo é razão para bendizer. Gratidão, louvor e ação de graças como resposta a Deus.
O próprio Jesus reza a Berakah em vários episódios nas Escrituras, vemos um exemplo no Evangelho de São Mateus: “Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.”(Mt 11, 25-27) Assim como Jesus rendemos graças a Deus por mesmo sendo tão pequeno e frágeis Ele se revela a nós e nos revela a nós mesmos.
Dessa maneira nós, Comunidade Católica dom de Deus, nos reunimos anualmente para render a nossa Berakah, nossa ação de graças a Deus, unidos a todos aqueles que direta ou indiretamente fazem parte desta nossa família. Celebramos o Emanuel, o Deus conosco, o Verbo Encarnado que revela o melhor de nós mesmos, o Cristo que se fez pobre e nos enriqueceu com sua pobreza. O Emanuel é a festa na qual celebramos a confiança na presença constante de Deus, a certeza que veio à nós para que n’Ele possamos habitar. É uma festa que marca um tempo novo na Comunidade, recebemos novos irmãos que dão o passo de entrada para o Discipulado da Comunidade e na qual é apresentado o Plano de Vivência Espiritual, onde por meio dele o Senhor nos propõe uma revolução, uma forma viva de Deus se manifestar em nosso meio.
Jesus, o Emanuel, não voltou atrás em nenhum momento em sua missão de estar conosco, nos revelou o amor de Deus até às últimas consequências, celebrar a Festa do Emanuel é celebrar nossa gratidão por este imenso amor, Deus conosco a todo tempo. É celebrar a Misericórdia de Deus, que revela o maravilhoso dom de Deus. Nos reunimos pois temos um coração profundamente grato por tudo que vivemos com o Senhor. Celebrar o Emanuel é celebrar nossa profunda gratidão por sermos dons de Deus!
Nathalie Mendes – Consagrada da Comunidade Católica dom de Deus