Carisma e Vida: Alcançados pela Ressurreição

Ó pecado de Adão, indispensável
Pois o Cristo dissolve em seu amor
Ó culpa tão feliz que há merecido
A graça de um tão grande redentor
Ó noite de alegria verdadeira
Que une de novo o céu e a terra inteira

Este trecho cantado na vigília do sábado santo deve ecoar profundamente em nossos corações. Bendita culpa que nos fez merecer tanto amor e tanta misericórdia!  Ao celebrarmos a Ressurreição de Cristo celebramos a vitória de Deus sobre todo pecado e toda morte. A Cruz é o ponto de encontro da nossa humanidade com Deus. A amizade perdida no pecado original é refeita de maneira ainda mais sublime na Cruz. Após a queda dos nossos primeiros pais tudo poderia ter se perdido para sempre, o homem poderia estar definitivamente afastado de Deus, se não fosse o amor insistente de Dele.

Após o pecado original o corpo humano passou a testemunhar a queda, a morte entrou na história do homem. Mas a culpa do pecado, que era nossa, foi assumida por Cristo na Cruz e com a redenção em Cristo o corpo passa a testemunhar a indestrutibilidade do amor divino, capaz de vencer a morte. Com a Ressurreição há uma prova indiscutível e inquestionável do incansável amor de Deus, da vitória da vida sobre a morte. São João Paulo II afirma que “o amor não corre par a par com a morte, mas a ultrapassa”. A oferta do Cristo no altar da Cruz ultrapassa e cura a ferida da morte, o amor é plenificado no dom total de si. E com a Ressurreição de Jesus a esperança ganha nome e rosto: Jesus Cristo. Ele é a fonte da nossa esperança, ultrapassa toda limitação em nós e nos possibilita crer e esperar. O pecado de Adão nos provou como é ruim viver longe de Deus, mas a Ressurreição de Jesus, o novo Adão, nos prova que o amor de Deus por nós é indestrutível.

Ao rolar a pedra do sepulcro no qual fora colocado, Jesus faz rolar a pedra do sepulcro que prendia a humanidade. O sepulcro vazio é preenchido, de maneira transbordante, de amor e esperança. A humanidade também renasce na Ressurreição do Cristo. Somos filhos no Filho! Filhos de Deus! Filhos da Ressurreição! O Amor que ultrapassa a morte e nos alcança. A alegria verdadeira preenche o nosso coração! No Ressuscitado o céu e a terra se unem no Amor! Deixemos que rolem as pedras que ainda nos aprisionam, tiremos as faixas que nos envolvem e, sobretudo, deixemos a força da Ressurreição nos alcançar!

plugins premium WordPress
Ir para o whatsapp
☁️ Precisa de ajuda?
Comunidade Católica dom de Deus
Olá! 👋Gostaria de ajuda?