Carisma e Vida: “Muito haverá Senhor, quem melhor vos sirva, mas não consentirei quem mais…”

“Muito haverá Senhor, quem melhor vos sirva, mas não consentirei quem mais vos ame e mais ardentemente deseje a vossa glória! “

“Muito haverá, Senhor, quem melhor vos sirva, mas não consentirei quem mais vos ame e mais ardentemente deseje a vossa glória! “

Falar brevemente sobre esta frase de Teresa é um desafio para o homem atual, pois Teresa tem na sua vocação, no seu chamado uma experiência da gratuidade de Deus, de Sua bondade e amor único por nós .
“Deus é bom e por isso ele me chama.”, ela tinha essa certeza.
Essa é uma Graça de gratuidade do seu chamado e consciência de quem ela era, afinal tudo ela buscava na verdade, tudo era pautado na verdade. Ela mergulhava numa vida íntima com Deus e tinha a audácia de perfurar Deus para chegar a intimidade com Ele, para chegar ao lugar mais íntimo de Deus em sua alma.
Ela perfura, toma um espaço que é de Deus. Teresa tinha docilidade com as pessoas, não era melosa em seus afetos, mas era doce com Deus. Dócil a Deus!
Ela dava espaço a Ele e é esse espaço que a faz conhecer a onipotência de Deus.
Deus precisa de Almas generosas! Mas só pode ser generosa com Deus quando reconhece a onipotência, onisciência, onipresença Dele em nossas vidas .

A ação “Ad extra – ad intra” Dele no mundo e em nossas vidas. “A graça da consagração me faz servir de forma diferente! Me leva a ser tocada por Deus e também me levar a tocar em Deus.” Assim vivia Ela!

“Não consentirei” – permitir/ ato de concordar, aprovar e aceitar.

Ato da vontade livre!

A humildade é a verdade, já dizia ela.

Teresa sobre a humanidade traduz uma Teologia que vai a partir do Divino explicar o que é humano.
A Autoidentidade em Deus, com Deus, ela tinha Perfeita consciência da filiação. A Relação dela com Deus expressa um amor único por Ele, assim também, aquele que se consagra, e aquele que quer se consagrar, deve sentir e expressar, viver e testemunhar esse amor por Ele. Numa experiência de unicidade com Deus, Teresa se consagrou a Deus e a partir de sua consagração, outros também se consagraram.

Precisamos atualizar essa mensagem dela, de como ela chegava nas pessoas. Ter a consciência de que pregamos e ensinamos para a glória de Deus! Entender esse “Ardentemente” que significa Paixão; Paixão única por Deus, para que Deus seja conhecido e amado. O Modo como eu tomo meu lugar, no todo de uma vida com Deus, tomar um lugar diante de Deus. Materializar esse lugar com Deus.

Valor da conquista de uma vida consagrada: consciência do lugar diante de Deus em sua glória. Por isso, Teresa funda os mosteiros e se empenha com ousadia em suas fundações, porque ela entendeu o Sentido de lugar; entendeu que ocupando seu lugar aqui na Terra, alcançaria seu lugar eterno na gloria de Deus.

Ao refletir sobre esta frase tão profunda e cheia de sentido, nós percebemos diante de um caminho árduo de perfeição. Onde amar a Deus, mais que tudo, é o que importa! Deus só!

Cinthia de Cassia de Almeida – Co Fundadora Comunidade Católica dom de Deus.

plugins premium WordPress
Ir para o whatsapp
☁️ Precisa de ajuda?
Comunidade Católica dom de Deus
Olá! 👋Gostaria de ajuda?