Abraçar o Mundo: A Missão de um Carisma no Mundo

Para entender o que é a missão de uma carisma, primeiramente você sabe dizer o que é um carisma? O que é um carisma de uma Nova Comunidade? E o que é uma Nova Comunidade? Pois bem, vamos esclarecer isso tudo.

Mais conhecidas como “comunidades novas” ou “novas fundações”, estas são novas formas de Consagração e Vida Evangélica inspiradas pelo Espírito Santo de Deus que, sustentando a Igreja em mais de dois séculos de existência, sempre traz uma resposta para o mundo atual. (Estatuto da Comunidade Católica dom de Deus)

Dentro dessas novas expressões eclesiais, homens e mulheres, leigos e clérigos, solteiros e casados, se reúnem acerca de um carisma, que é a alma da Nova Comunidade. O carisma de toda Nova Comunidade tem um mistério cristológico a ser manifestado, ou seja, um aspecto da vida de Cristo e do seu Evangelho. O Espírito de Deus cria em um carisma uma peculiar capacidade de leitura do sinal dos tempos e de resposta às urgências. Dele surge a espiritualidade, as regras, princípios de vida e, consequentemente, sua missão.

Por exemplo, a Comunidade Católica dom de Deus tem como carisma revelar no encontro pessoal o dom de Deus presente em cada homem. Como mistério cristológico tem como passagem principal o encontro de Jesus com a Mulher Samaritana (Jo 4), onde somos chamados a dar de beber como Jesus a todos os samaritanos sedentos e excluídos, fazendo que reconheçam que sua verdadeira sede é  a do amor de Deus e que há neles uma fonte também de água viva. Como inspiração divina também recebemos a passagem do encontro do Eunuco com Felipe (At 8), assim, nosso carisma também se revela a partir da explicação da verdade e do anúncio de redenção que devem ser feitos a humanidade.

A partir daqui podemos explicar a missão de um carisma no mundo! Entendendo bem o que é o carisma da comunidade, sua origem, sua espiritualidade e a face de Cristo que deve anunciar ao mundo, sua missão começa a ser delineada.

Ser membro de uma Nova Comunidade não é status e nem mesmo um comodismo pastoral. Como membros de uma Nova Comunidade, somos chamados a romper com os esquemas e fechamentos da sociedade moderna sendo uma resposta por meio da missão da Nova Comunidade. A missão sempre deve expressar, desde a ação evangelizadora mais simples do seu membro, como um bom dia na recepção de um retiro até uma pregação de um curso de doutrina católica, o carisma que ele porta.

Muitas pessoas acham que a diferença está no que se faz dentro da comunidade como tais perguntas “O que a sua comunidade faz?” ou “Trabalha com o quê? Que tipo de pessoas atende?”. Mas a diferença está em como isso é realizado, pois muitos podem fazer, mas fazer como o carisma daquela comunidade, só um portador do carisma pode fazê-lo. Claro que certos tipos de carisma expressam uma face de Cristo para uma determinada realidade social, como marginalizados, deficientes ou encarcerados, por exemplo, mas a forma como o portador do carisma realiza sua missão é diferente de qualquer outra pessoa.

Enfim, a missão do carisma de uma nova comunidade sempre será uma resposta para o mundo atual e para a necessidade da Igreja hoje que, inspirada pelo Espirito Santo, será uma evangelização criativa que consiga alcançar cada homem e cada mulher que precisa experimentar o amor de Deus.

Ana Carolina Rodrigues – Noviça da Comunidade Católica dom de Deus

plugins premium WordPress
Ir para o whatsapp
☁️ Precisa de ajuda?
Comunidade Católica dom de Deus
Olá! 👋Gostaria de ajuda?