Espiritualidade Cristã: A Mística do Deserto – Lugar de Purificação

Neste ano que se inicia, somos chamados a contemplar a imagem bíblica de Jesus no Deserto. Para nós, que temos fé e confiança em Deus, o tempo de deserto é também tempo de progresso e crescimento espiritual. A solidão do deserto é propícia para o reconhecimento de quem eu sou, da compreensão da essência da minha vocação e da minha missão. O tempo de aridez espiritual é uma estrada para o crescimento da humildade, do amor e do reconhecimento do Senhorio de Deus em nossas vidas.

Santa Teresa d’ Ávila nos dá um valioso conselho para vivermos esse tempo: “ …que não nos atormentemos nem nos aflijamos com essas securas, com a inquietude e com a distração nos pensamentos. Quem quiser obter liberdade de espírito e não ficar sempre atribulado deve começar por não se espantar com a cruz; se o fizer, verá que o Senhor também ajuda a levá-la, e viverá contente e tirando proveito de tudo. É natural, pois se o poço está seco, nos não podemos enchê-lo de água; é verdade que não podemos nos descuidar, para que, quando houver água, a tiremos – porque, nesse caso, Deus deseja por meio dela multiplicar as virtudes.” (V 11,17)

Que possamos então seguir os conselhos de Teresa com humildade e perseverança. Devemos estar atentos e vigilantes para que em tempo de secura, quando houver água no poço, a tiremos sem demora. Com isso, por meio do nosso esforço e fidelidade, as virtudes serão multiplicadas. Santa Teresa ainda nos exorta que aconteça o que acontecer, ficar abraçado a cruz é muito bom. O Senhor se viu privado de todo consolo, restando-Lhe apenas os sofrimentos; não O deixemos só, fazendo-O sofrer mais. Ele nos ajudará mais do que os nossos esforços.

É no deserto que podemos reconhecer a nossa impotência e a grandiosidade de um Deus maravilhoso. Foi escondido na hostilidade do deserto que muitos profetas encontraram grandes tesouros espirituais. Deserto é tempo de experimentar a misericórdia e de vislumbrar um grandioso tempo de Graça. Trata-se de purificação dos sentidos e da alma buscando a comunhão com Deus.

Que possamos ter esta coragem de viver uma autêntica experiência de deserto, cercada de solidão, dor, sacrifício e amor. Na certeza de que somos amados e chamados por Deus para vivermos um mergulho mais profundo no conhecimento de quem Ele é verdadeiramente, tocando os átrios do seu coração. Na certeza de que seremos saciados, muito mais do que merecemos e muito mais do que ousamos imaginar!

plugins premium WordPress
Ir para o whatsapp
☁️ Precisa de ajuda?
Comunidade Católica dom de Deus
Olá! 👋Gostaria de ajuda?